Prefeito Márcio Miguel (PSDB) visitou semana passada o deputado Federal Rui Falcão (PT)
Depois de dois anos e meio de um novo mandato, vereadores da chamada base do prefeito Márcio Miguel (PSDB) começaram a defendê-lo na tribuna da Câmara. Até então era muito comum vereadores criticarem ou cobrarem a prefeitura e nenhum aliado sair em defesa.
Em algumas situações, as críticas e as cobranças eram indefensáveis, como o aumento da Taxa de Lixo e pedido de limpeza das praças.
Puxou a fila
O primeiro foi Luiz Sidinani (PP). Na última sessão (15/08), defendeu o prefeito quando vereadores questionaram a falta de medicamentos a iluminação pública. Luiz anunciou que os medicamentos fora da lista obrigatória foram suspensos e que a prefeitura vai homologar a licitação da empresa vencedora da iluminação nesta semana.
Estreando
Quem também defendeu o prefeito e usou o microfone pela primeira vez, foi João Carlos Ferreira (PROs). Quando o presidente da Câmara, Marcos Batista (PV) que havia oficiado o prefeito no início do mês, pediu solução para uma a recém asfaltada Rua Brasil, esquina com a Policarpo Ramiro Coleti.
João, que fez uma indicação na mesma sessão pedindo reparos, interrompeu Marcos dizendo que o departamento de obras estaria no dia seguinte (e foram e iniciaram os reparos). Marcos disse que o serviço não deveria ser resolvido no imediatamente. “Tem coisa que pode esperar, tem coisas que não podem”, disse Marcos.
Será sempre assim?
Algumas perguntas: os vereadores não queriam fazer a defesa ou a assessoria do prefeito não os abasteciam com informações para embate? As defesas serão constantes ou foram somente neste dia?
Mudança na Base
Da base de quatro vereadores que o prefeito elegeu com ele em 2020 (Tiago Demonico, Ailto Faria, Alexandre Migalha e Luiz Sidinani), todos do PP, somente Luiz ainda está bem próximo. Vale lembrar que Márcio trocou o PP pelo PSDB no ano passado e recebe quase que todos os dias em seu gabinete os vereadores João Carlos e Donaldo Paiola (União Brasil).
Além disso, os outros que no início do mandato estavam alinhados, hoje estão bem distantes. O que provocou este distanciamento, é assunto para outra coluna.
Sem líder
Aliás, Márcio nunca declarou quem seria seu líder na Câmara, aquele poderia falar em seu nome e articular aprovações. No episódio da votação do projeto que retroagiria a lei do Estatuto dos servidores, um líder ajudaria e muito.
PSDB e PT
Márcio esteve em Brasília (DF) na última terça-feira e visitou o Deputado Federal Rui Falcão (PT) Agradeceu uma emenda de R$ 250 mil para a reforma do Centro Cultural Ana Maria Ceneviva Berardo. Rui estudou em Monte Aprazível e é bem próximo ao assessor de Cultura Eleizer Justino (PT). Aliás, o recurso liberado foi um pedido de Eliezer. O Deputado também liberou R$200mil para aquisição de uma van para transporte dos alunos das oficinas culturais.
PDT na região
O Vereador José Carlos Chiaveli (PDT) participou de evento do partido neste sábado (19) em Rio Preto, ao lado do presidente do diretório do PDT de Monte Aprazível Gilberto dos Santos e várias outras lideranças da região, foram discutidas a reorganização e metas do partido, entre elas o fortalecimento e apoio aos projetos dos diretórios para as eleições 2024. Na foto, ambos com o deputado estadual Valdomiro Lopes
Audiência Pública
A assessoria do Meio Ambiente e Defesa Civil realizará no dia 31 de agosto, as 18 horas, Audiência Pública para aprovação e publicação do novo marco legal do saneamento básico (lei nº 14.026/2020), em atendimento à lei nº 11.445/07 (lei nacional do saneamento básico). A audiência acontecerá no Centro Cultural Ana Maria Berardo e toda a população pode participar.
Uniformes
Está marcada para esta quarta-feira (23) a licitação da prefeitura para compra de uniformes escolares para alunos da rede municipal de ensino. No ano passado, a licitação aconteceu no mês de outubro.