RADAR POLÍTICO: Vereadores farão uma dezenas de emendas no orçamento

Nesta semana, o prefeito esteve em Brasília com os vereadores Hélio Polotto e Donaldo Paiola (União Brasil). Hélio não quis adiantar, mas disse que fez muitos pedidos de recursos. Segundo Paiola, a viagem foi boa e disse que um recurso prometido para a Santa Casa pelo então deputado federal Geninho Zuliani deve ser liberado até o final do ano.

Saindo do ninho

O prefeito de Monte Aprazível Márcio Miguel deve deixar o ninho tucano e trocar o PSDB outro partido para tentar garantir mais recursos para o município até o término de seu mandato, em dezembro de 2024. Para isso acontecer, deve se filiar a um partido que tenha bom trânsito, tanto no governo do Estado de São Paulo quanto no Governo Federal. Desde o início do ano, uma das poucas vezes que conversou com a coluna disse que se mudasse, estaria sendo pragmático.

O partido que tem este perfil é o PSD e quem manda nele o ex-prefeito da cidade São Paulo Gilberto Kassab. Neste ano, o partido lidera a lista de liberação de emendas do governo federal com mais de R$ 312 milhões. Além disso, o PSD tem três ministérios – Agricultura, Pesca e Minas e Energia. No estado, Kassab é secretário de Governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Desde o início do ano, aliás, Kassab vem se reunindo com prefeitos que se filiaram no PSDB no ano passado para garantir apoio à candidatura de Rodrigo Garcia ao governo do Estado de São Paulo. Agora, o movimento de Kassab busca algo parecido, mas, para as eleições de 2026.

Orçamento 2024

Os vereadores estão debruçados no orçamento da prefeitura para 2024 e prometem realizar uma série de emendas, principalmente nas áreas mais turbinadas de um ano para o outro: cultura e social.

Currículo

O projeto de lei dos vereadores Ailto Faria e Alexandre (Migalha) Faria que vai obrigar a prefeitura publicar o currículo dos assessores pode servir de pretexto para que a administração torne pública outras informações.

Sem informações

No site da prefeitura, existe uma área dedicada a administração com o nome das assessorias e departamentos. Além de não conter todas as assessorias, os espaços estão em branco. Hoje por exemplo, não é possível saber quem são os assessores de Educação, Esportes e o nome do vice-prefeito.

De todos os setores cadastrados, só há algumas informações e contatos da assessoria de Agricultura, Departamento Pessoal e Licitações. Na galeria de ex-prefeitos, não consta o período de um ano e três meses de Montoro.

Saúde

A indicação da nova assessora de Saúde surpreendeu, para o bem, até no meio político. Na hora de bater o martelo, a chancela do vereador e ex-assessor de Saúde Luiz Sididani pesou na decisão do prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *