RADAR: Reunião une partidos que não poderão ficar no mesmo palanque

Onze partidos de Monte Aprazível se reuniram na última quinta-feira (1) para tratar das eleições de 2024. De acordo com o porta-voz do grupo, o ex-vereador Renato Jubilato, a reunião serviu para criar a Frente Ampla por Monte Aprazível.

Participaram o vice-prefeito Valmir Salvioni, (PODEMOS), os ex-vereadores Gilberto dos Santos (PDT) e Danilo César (SOLIDARIEDADE), Paty Melo (PT), José Mário Servullo (PL), Toninho Minucci, Donaldo Paiola e Hélio Polotto (UNIÃO BRASIL), Osvaldo Fantasia (REPUBLICANOS), Renato Jubilato (PSD) e o ex-presidente a OAB, o advogado Luís Henrique Virgílio. Ainda segundo o porta-voz, todos são candidatos.

Renata Sant’Anna e o médico Alfredo Pio foram convidados, mas por compromissos no mesmo horário não puderam participar. Ainda segundo Jubilato, o grupo fará uma primeira pesquisa, onde os quatro melhores serão colocados em uma segunda e os dois primeiros colocados formarão a chapa.

Sinais
O que chamou a atenção na foto, foi a presença de dois assessores do prefeito Márcio Miguel, que ainda está no PSDB e deve se filiar no PSD. Pedro Polotto e Tadeu Barca, além do primo do prefeito, o empresário Fábio Miguel. É um sinal claro que o prefeito apoiará este grupo ou parte dele. Digo parte, pois, entre os integrantes, na esfera nacional, há partidos que não (podem) caminham juntos. É o caso do PT, que em 2022 formou uma federação com PV e PC do B. Para isso, os outros partidos da futura coligação precisam estar no mesmo espectro político, e hoje mais que nunca, ideológico.

Não puderam
Quando Maurinho venceu a disputa contra o médico Nelson Montoro em 2008, havia uma articulação para lançar uma chapa com Donaldo Paiola, na época no PSDB e com Toninho Minucci, na época no PT. As regionais dos partidos não autorizaram e não existia tanta polarização como hoje. Se bem que até o ex-governador Geraldo Alckmin mudou de ideia. Não se surpreendam se PSDB e PT fiquem na mesma coligação.

Não poderão?
Há ainda o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro e o PSDB. Talvez seja cedo para afirmar, mas como em toda reunião de início de campanha, muitos partidos podem ficar para trás, seja por não ter nomes para concorrer, seja por determinação de instâncias superiores. Mas nada impede os barrados no baile darem apoio informal, é do jogo.

Não foram, mas…
O MR Notícias apurou que os médicos Adriano Hammoud e Alfredo Pio não participaram, mas querem caminhar com este grupo. Há rumores de que Adriano, que atende na rede pública de saúde municipal, teria intenção de disputar a prefeitura e poderá ter seu nome na pesquisa, junto com pelo menos outros 11 nomes.

Uma pergunta
Um integrante da reunião disse ao MR Notícias e outro confirmou que Valmir Salvioni, Fábio Miguel e Renato Jubilato declararam abertamente candidatura. Toninho Minucci, segundo uma fonte, avalia a possibilidade, como ele próprio disse ao MR Notícias. Se somente três se declaram candidatos, faz sentido colocar todos os nomes em pesquisa?

Olhando pra dentro
Neste mesmo grupo, há uma corrente que defende a escolha dos nomes o mais rápido possível, para já começar a tratar de estratégias de campanha e se preocupar menos com os adversários que já anunciaram candidatura: Camargo e Maurinho. Este cacique de alto gabarito avalia que o grupo pensa demais nos adversários.

Para pensar
No livro a Arte da Guerra, escrito no ano 500 antes de Cristo, Sun Tzu disse que quem for precavido e fizer pouco dos seus adversários, certamente será capturado por eles.

De volta
A Câmara de Vereadores inicia nesta terça-feira (6) o ano legislativo de 2024, com reunião a partir das 20 horas. Os vereadores devem analisar o projeto do prefeito Márcio Miguel que concede 15% de remanejamento do orçamento por decreto.

Rodeio
Integrantes do Clube dos 22 se reuniram nesta semana para iniciar os preparativos para o Monte Aprazível Rodeio Festival e definir a grade de shows. Segundo Rômulo Cury, presidente do clube, o cachê dos artistas está alto em relação a 2023. A arrecadação da prefeitura nos primeiros meses será crucial para definir a grade de shows, já que a contratação depende de uma parceria entre Prefeitura e Clube para realizar a festa. No ano passado, o termo de parceria foi aprovado em maio, menos de três meses da festa, já marcada para os dias 8, 9 e 10 de agosto.

Novo banco
A Sicredi inaugura nesta segunda-feira (05) um escritório de negócios em Monte Aprazível em parceria com a APLACANA (Associação dos Plantadores de Cana e outras Culturas da Região de Monte Aprazível). O Sistema de Crédito Cooperativo é considerada a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina com mais de 120 anos, mais de 2600 agências em todo o Brasil e mais de 7,5 milhões de associados. 

O banco que já tem uma base de clientes na cidade e dá o primeiro passo para construção de prédio de uma agência própria, passará a atender na Avenida Santos Dumont, 555, na APLACANA.

One thought on “RADAR: Reunião une partidos que não poderão ficar no mesmo palanque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *