RADAR: TSE nega agravo contra Camargo; vicinal terá obra de R$ 3,9 milhões

camargo-itamar


Pessoas próximas ao prefeito João Roberto Camargo (Progressistas) têm avaliado que algumas denúncias contra a sua administração, que estão chegando ao conhecimento do Ministério Público (MP), além de terem uma pitada de revanchismo político, carregam algo mais.

A mais recente questiona o contrato de concessão da área do pesqueiro próximo ao Parque das Águas. Esta área foi cedida pela prefeitura em 2001 a um empresário e, em contrapartida, o proprietário deveria plantar 1000 árvores, construir calçadas, mini-campo, campo de bocha, entre outras. O contrato de concessão termina em 2031. A prefeitura enviou ofício ao proprietário pedindo as mesmas informações solicitadas pelo MP.

Segundo uma pessoa bem próxima ao prefeito, esta denúncia (anônima) em específico, teria partido de correligionários de ex-prefeitos, que já teriam sido cobrados sobre o mesmo fato, cabendo a Camargo cobrar as exigências do contrato para que ele seja considerado o malvado da história.

Foi pra galera
A denúncia ganhou as rodas de conversa, e a atitude do prefeito, que tem 100 dias de administração, caiu nas graças da população, apoiando apenas e tão somente o pedido de explicações sobre as benfeitorias exigidas no contrato. Se houve mudanças após a assinatura do termo, ninguém sabe.

Mais próximos I
Uma atitude de Camargo agradou ainda mais os vereadores, principalmente os de oposição. As indicações, um dos instrumentos que os vereadores têm para cobrar e pedir obras e pequenos reparos na cidade, chegam semanalmente no gabinete do prefeito e não tem a obrigação de atender, mas Camargo inovou.

Mais próximos II
Enviou aos vereadores um documento respondendo os pedidos. Se vai atender e quando e em caso de negativa, o porque do não atendimento naquele momento. Foi uma maneira de dar transparência, atender ou justificar.

Páscoa I
Na sessão da última terça-feira (1º), o vereador João Célio (Progressistas) pediu na tribuna que Camargo, ao entregar ovos de Páscoa para as crianças matriculadas na rede pública de ensino, destinasse também ovos para os alunos matriculados no Colégio Dom Bosco.

Páscoa II
Por lei, a prefeitura não pode realizar a entrega pelo fato das crianças estarem matriculadas em um colégio particular, por mais que pese o fato de delas serem moradoras da cidade. Se a distribuição fosse feita na praça, para todos, não haveria problema.

Páscoa III
Quem não gostou do pedido foi os pais das crianças matriculadas em outras escolas (particulares), que pela ótica do vereador, também teriam o mesmo direito. No ano passado, a prefeitura entregou 4200 ovos de chocolate para os alunos das escolas municipais, ETEC e Capitão Porfírio. O mimo das crianças já está incluso na licitação da merenda escolar.

No TSE
Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou recurso (agravo interno) do candidato derrotado Cesar Domingues que pedia a impugnação do registro de candidatura de Camargo. Acompanharam o vota da relatora, ministra Isabel Gallotti, os ministros Carmen Lúcia (Presidente), Nunes Marques, André Mendonça, Antonio Carlos Ferreira, Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares. Camargo é claro, comemorou.

Rodovia
Monte Aprazível foi contemplada com uma obra do Governo de São Paulo para recuperação da estrada vicinal Irineu Silvano de Souza. A estrada liga a rodovia Feliciano Sales Cunha a represa Lavínio Luchesi. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) liberou R$3,9 milhões.

Essa é minha I
Quem veio trazer a boa notícia foi o deputado Itamar Borges, que segundo vídeo divulgado nas redes, se empenhou desde o início para liberar o recurso.

Essa é minha II
Nas redes sociais, o ex-prefeito Márcio Miguel (PSD) repostou fotos e texto dizendo que o pedido para liberação de recursos para obra foi feito no seu mandato no ano de 2022. Agradeceu o deputado Carlão Pignatari e o ex-governador Rodrigo Garcia e ao atual, Tarcísio de Freitas. Não citou Itamar.

Sem vaidade
Em sua live de sexta-feira (4), Camargo falou da liberação dos recursos e exaltou que o pedido foi feito por Márcio. “Eu não tenho a vaidade. Quem acabou recebendo o recurso foi o nosso governo. Ressalto que foi um pedido do governo anterior. O importante é quem ganha é Monte Aprazível”, disse Camargo. A obra deve começar ainda neste mês.

Novo desembargador
Camargo prestigiará na próxima quinta-feira (10) a solenidade posse de Jayme Martins de Oliveira Neto como desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. Nascido em Monte Aprazível, em 1965, formou-se em 1989. É mestre em Direito. Ingressou na magistratura em 1991. Jayme é sobrinho do ex-deputado e ex-desembargador Régis de Oliveira. A praça do bairro Jorge Carneiro de Campos leva o nome de seu avô, Jaime Martins de Olveira.

Desconforto
A vida de um prefeito é administrar problemas e, às vezes, egos. A cidade tem centenas deles, como merenda escolar, distribuição de remédios, limpeza a cidade e etc. Recentemente, ele dedicou uma hora para ouvir relatos de desconfortos intestinais de uma servidora. A reclamação era o, se ela poderia usar ou não o mesmo toalete que outras servidoras de outro departamento para aliviar seus desconfortos. Detalhe pequeno: o toalete em frente a sala da servidora não era digno. Teria que ser outro, a alguns metros de distância.

Mais Lidas