ROTARY E SAÚDE farão testes de hepatite nas UBS; doença é silenciosa

O Rotary Clube de Monte Aprazível, em parceria com a Assessoria de Saúde do município realizará a campanha Hepatite Zero para testagem da doença, que é silenciosa. A hepatite é uma inflamação do fígado que compromete seu funcionamento, podendo ser causada por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos.

As ações de testagem gratuitas acontecerão nas unidades de saúde da cidade e dos distritos. Segundo Rosa de Azevedo, embaixadora do projeto do Rotary Clube de Monte Aprazível, o objetivo é testar o maior número de pessoas nos dias de campanha.

“O Rotary recebeu do Ministério da Saúde convite para ser multiplicador da campanha Hepatite Zero, pelo papel que o Rotary desenvolve junto à sociedade. Todos os clubes estão  envolvidos, em todo Brasil e em  diversos países. Farei o melhor para alcançar o maior número de pessoas testadas na cidade, já que falamos de uma doença silenciosa e de alto risco”, disse Rosa.

Além dos testes de Hepatite, serão feitos testes de sífilis e HIV. Podem realizar os testes homens e mulheres a partir dos 18 anos.

Datas

Dia 06/02 UBS Itaiúba (terça-feira) – das 7h às 10h
Dia 07/02 UBS Junqueira (quarta-feira) – das 7h às 10h
Dia 23/02 todas as unidades de saúde de Monte Aprazível das 7h às 10h e das 13h às 16h

A doença

A hepatite é uma inflamação do fígado que compromete seu funcionamento normal, podendo ser causada por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos. Existem diferentes tipos, entre eles: hepatite A, hepatite B, hepatite C, hepatite D ou hepatite E.

Na maioria dos casos, os sintomas passam despercebidos, sendo os mais comuns: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Atualmente, existem testes rápidos para a detecção da infecção pelos vírus B ou C, que estão disponíveis no SUS para toda a população. O teste é feito a partir de amostras de uma gota de sangue extraída da ponta de um dos dedos das mãos.

Todas as pessoas precisam ser testadas pelo menos uma vez na vida para esses tipos de hepatite. Populações mais vulneráveis precisam ser testadas periodicamente.

Os testes também são indicados para qualquer pessoa que manteve relação sexual sem uso de camisinha; teve alguma infecção sexualmente transmissível (IST) ou tuberculose, ou compartilhou agulhas ou seringas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *