SANTA CASA vai processar pessoas que publicarem fake news sobre entidade

O provedor da Santa Casa de Monte Aprazível, Cesar Domingues, disse nesta terça-feira (25) que pretende acionar na justiça as pessoas que publicarem notícias ou fatos inverídicos contra a instituição.

A declaração foi dada em entrevista à Rádio Difusora após um final de semana de reclamações e postagens, onde os usuários da Santa Casa relataram a demora no atendimento no Pronto Socorro.

No sábado (22), uma moradora de Monte Aprazível publicou nas redes sociais que havia chegado na Santa Casa as 8h30 e que já eram 13h27 e ela ainda não havia sido atendida.

“Dizem que tem emergência mais, os médicos andando pelo corredor tudo isso está uma vergonha”, diz trecho do relato nas redes sociais.

“Todas as reclamações que chegam na Santa Casa, via ouvidoria ou email, são apuradas. Temos o controle de todos pacientes, desde o momento que fazem a ficha de atendimento até a alta”, disse Cesar.

Segundo o provedor, a pessoa que reclamou chegou por volta das 13 horas e foi atendida 30 minutos depois.

“O atraso no sábado aconteceu devido a gravidade em que uma mãe que chegou ao Pronto Socorro, com bastante sangramento, com 19 semanas de gestação. Ela chegou as por volta das 8 da manhã e as 8h40, o SAMU já a aguardava para transferência. Porém, os médicos ficaram por mais de 3h30 tentando estabilizar a gestante até ela ter condições de transferência”, disse Cesar.

Depois das postagens, o provedor adiantou que a entidade passará a monitorar as redes sociais e acionar na justiça pessoas que publiquem fatos inverídicos contra a instituição.

“As pessoas que estiverem espalhando fake news, vamos avaliar com nosso departamento jurídico e tomar as medidas judiciais cabíveis para preservar os direitos da Santa Casa. É muito fácil elas irem as redes sociais e falarem um monte de bobeiras, sendo que os fatos não são verídicos e isso denigre toda a instituição”, disse Cesar.

De acordo com o código penal, artigo 139, difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação, a pena é a prisão de três meses a um ano, e multa.

Mudanças

Cesar adiantou que a provedoria da Santa Casa estuda realizar mudanças internas que podem amenizar a demora no atendimento, até a entidade conseguir contratar mais um médico para os plantões noturnos.

“Não temos dois médicos após as 19 horas há muito tempo, desde outras gestões. Tive uma reunião com Dr Adriano Mohamod, Diretor Clínico da Santa Casa e a partir da segunda quinzena de novembro, um médico entrará as 7 horas e outro as 9 horas, saindo as 19 e as 21 horas, respectivamente e com isso, entre 19 e 21 horas, horário de picos dos atendimento noturnos, teríamos dois médicos”, disse Cesar.

Nesta quarta-feira, Cesar se reunião com prefeito Marcio Miguel para iniciar as tratativas para e prioridades para renovação de contrato da prefeitura com a Santa Casa.

Entre os assuntos da reunião com o prefeito, Cesar disse que está a contratação de mais um médico, para que cada plantão fique com dois profissionais, 24 horas por dia.

Com informações da Rádio Difusora Aparecida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *