SERGINHO se naturaliza e é convocado para seleção da China

serginho

O aprazivelense Serginho Soler se naturalizou chinês e foi convocado para defender e seleção chinesa de futebol nas eliminatórias da Copa de 2026. Serginho, conhecido na China como Sai Erjiniao, obteve a cidadania em 12 de março e jogou seus primeiros minutos pela seleção asiática no domingo, em um amistoso a portas fechadas contra o Kuwait.

Em conversa com o MR Notícias, Sérgio Soler, pai de Serginho, disse que ao completar 5 anos jogando na China, ele recebeu convite para se naturalizar e que esta seria a chance do filho de disputar uma Copa do Mundo.

“Ele (Serginho) recebeu o convite para trocar de time e também para se naturalizar. Jogando no Brasil, as chances de ser convocado eram pequenas e de disputar uma Copa menores ainda e por isso ele aceitou”, disse Soler.

Serginho iniciou sua carreira no Santos, do Brasil, antes de se transferir para o Kashima Antlers, do Japão, em 2018. Com 30 anos, ele atua no futebol chinês desde 2020. Ingressou na Superliga Chinesa pelo Changchun Yatai e, em fevereiro deste ano, transferiu-se para o Beijing Guoan.

Ele foi convocado para os cruciais jogos das eliminatórias da Copa do Mundo, menos de uma semana depois de ele obter a nacionalidade chinesa. A equipe comandada pelo croata Branko Ivankovic também incluiu o zagueiro inglês Tyias Browning, que utiliza o nome chinês Jiang Guangtai.

A China enfrentará a Arábia Saudita fora de casa na quinta-feira (20) e receberá a Austrália na próxima terça-feira, na disputa por uma vaga na Copa do Mundo de 2026, que será realizada na América do Norte.

O gigante asiático está na última posição de seu grupo, embora tenha os mesmos seis pontos que Indonésia, Arábia Saudita e Bahrein, que o superam no saldo de gols. A Austrália tem apenas um ponto a mais, enquanto o Japão lidera o grupo com 16 pontos.

Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam automaticamente para o Mundial, enquanto o terceiro e o quarto precisarão disputar outra fase eliminatória.

Grande destaque do Changchun Yatai, o brasileiro completou 100 jogos pelo clube, com 30 gols marcados e 23 assistências. Além disso, conquistou o título da Segunda Divisão do futebol chinês e foi fundamental no acesso histórico da equipe à Superliga Chinesa.

Nascido em Monte Aprazível e revelado pelo Santos, o meia ainda soma passagens pelo Vitória (BA), América-MG e Kashima Antlers, do Japão. Pelo Peixe, Serginho conquistou a Copa São Paulo e 2014 e as edições do Campeonato Paulista de 2015 e 2016.

Mais Lidas