Três anos já se passaram desde a reforma da previdência e o que podemos concluir? Acredito, particularmente, que foi um atraso para quem ansiava aposentar-se, sendo que agora, com regras novas, aumentaram às dificuldades para concessão das aposentadorias que desgastam o segurado fazendo com que o mesmo tenha que trabalhar mais, contribuir mais e ao final, infelizmente receber menos.
As novas regras, além das dificuldades já apontadas criaram grande embaraço quanto ao entendimento do que é, hoje, aposentar-se.
Falava-se que a previdência causava um déficit financeiro aos cofres públicos e que pagar os aposentados causaria um rombo nas contas públicas o que levaria o país ao colapso financeiro.
E o que vemos?
Muito mais já se gastou com outros motivos que não pagando as pessoas aquilo que lhes é de direito, punindo de forma bizarra, aqueles que com seu suor e labuta realmente sustentaram esse país, ou seja, todos nós que trabalhamos e dependemos do INSS.
Espero que com passar do tempo deixem de nos tirar aquilo que é nosso e anseio que dias melhores virão. Esta é a nossa esperança. Estamos de olho.
Sobre o autor:
Fabrício Avellar é advogado, especialista em Direito Previdenciário