Os eleitores registrados em Monte Aprazível escolherão neste domingo (1º) os cinco Conselheiros Tutelares do município. Treze candidatos concorrem a uma das cinco vagas, com salário de R$ 2.604,00 + vale alimentação de R$ 240.
O Conselho Tutelar é responsável de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), combatendo toda e qualquer violação dos direitos.
A votação para a escolha dos conselheiros neste ano contará com apoio da Justiça Eleitoral, que vai disponibilizar quatro urnas eletrônicas. Ao término da votação, as urnas emitirão o boletim com o total de votos que cada candidato recebeu e a comissão organizadora fará a totalização.
Em Monte Aprazível, todos os eleitores inscritos na justiça eleitoral, poderão votar na Escola José Agreli, das 8 as 17 horas, apresentando título de eleitor ou documento com foto. A votação não é obrigatória
Os conselheiros eleitos trabalham em regime integral de dedicação ao serviço, por isso, o conselheiro precisa ter disponibilidade de 24 horas por dia, estando presente sempre que for solicitado.
O processo de escolha começou em abril deste ano com as inscrições, seguido de provas de seleção; avaliação psicológica; processo eleitoral, que acontece neste domingo. Serão eleitos cinco conselheiros titulares e cinco suplentes.