TRIO PRESO na região pode ter relação com furtos de caminhonetes em Monte Aprazível

A prisão de três pessoas em Novo Horizonte nesta quarta-feira (12) pode elucidar furtos e tentativas de furto de caminhonetes de luxo em Monte Aprazível e a na região. Os alvos preferidos dos bandidos eram Toyota modelo Hilux

Policiais civis da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Novo Horizonte esclareceram a autoria de vários furtos de caminhonetes de luxo ocorridos no município com a prisão de três pessoas que estavam em um carro roubado usado para cometer os crimes.

Durante investigações, a delegacia especializada descobriu que um VW Fox estava envolvido nos furtos e passou as características do automóvel para a PM.

Crimes na cidade

No dia 23 de setembro, os bandidos tentaram furtar uma Hilux na rua da Saudade, próximo a avenida Santos Dumont. Os ladrões entraram na caminhonete, mas, não conseguiram levá-la e fugiram levando uma bolsa e documentos.

Dias antes, três caminhonetes, do mesmo modelo, foram furtadas em Poloni, José Bonifácio e em Monte Aprazível. Em Nhandeara, os bandidos tentaram, mas não conseguiram e fugiram em um VW Fox.

No mês de junho, bandidos levaram uma Hilux próxima a represa Lavínio Luchesi.

Segundo o Delegado de Monte Aprazível Valcir Passeti Jr, não é possível afirmar, no momento se os crimes tem relação, mas, que vai pedir informações à DIG de Novo Horizonte.

De janeiro a agosto deste ano, foram registrados 8 furtos de veículos em Monte Aprazível. No ano passado, no mesmo período, também foram 8 ocorrências, totalizando 10 em 2021.

Prisão

Em patrulhamento, Policiais Militares Ambientais localizaram em Novo Horizonte o automóvel, ocupado pelo trio. Dentro do veículo havia diversos itens usados para os furtos como chaves fenda, chaves de roda, martelos e um o módulo ECU (computador central do carro) pirata, que faz com que a caminhonete seja ligada.

O Fox estava com as placas adulteradas e era produto de roubo, segundo a DIG.

Após serem autuados em flagrante por receptação e associação criminosa, os acusados foram recolhidos à carceragem local. As diligências prosseguem na tentativa de identificar outras vítimas dos bandidos.

Preferência

No primeiro semestre de 2022, 888 unidades da Toyota Hilux foram roubadas ou furtadas somente no estado de São Paulo, segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, ocupando o primeiro lugar absoluto entre as picapes mais visadas pelo crime.

De acordo com reportagem do UOL Carros, com a disparada de sinistros envolvendo o modelo, acumulam-se na internet relatos de que as seguradoras estão negando cobertura para a caminhonete ou cobrarem valores astronômicos.

Rodrigo Boutti, gerente de operações da Ituran, empresa de rastreamento de veículos, explica que 86% dos crimes envolvendo a Hilux são de furto, o que mostra o interesse dos bandidos pelo veículo e suas peças, não pelos pertences de seus donos.

“A maior parte desses crimes acontece no interior de São Paulo, em Ribeirão Preto, Campinas e Americana, áreas estratégicas, com locais onde é possível esconder os veículos às margens das rodovias para desmanche”, informa.

O especialista em análise de roubos e furtos de veículos explica que a Hilux é muito visada por criminosos por alguns motivos.

 “É um carro muito procurado no Paraguai, muitos roubam aqui para vender além da fronteira. Além disso, há o desmanche para vendas de peças aqui, afinal, é uma picape muito vendida no Brasil”, informa.

Para Boutti, a dificuldade na aprovação do seguro para carros como a Hilux, que estão na mira dos criminosos, está na tecnologia.

“Durante o furto, os bandidos trocam o módulo ECU (computador central do carro) por um pirata, assim conseguem dar partida”.

One thought on “TRIO PRESO na região pode ter relação com furtos de caminhonetes em Monte Aprazível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *