Fala galera do MR Notícias, beleza ? Tomara que sim ! Bora pra mais uma dica de filme ??? Antes de mais nada, bom dia, boa tarde, boa noite… Boa madrugada (?) ! Na coluna ‘Cinemaníaco’ desta semana, falo de um filme de ação de 2024, simplesmente nostálgico e que vale muito a pena. Já adianto que vibrei, chegando até mesmo a aplaudir no final (é sério) !!!
Assisti ‘Um Tira da Pesada 4’ (‘Beverly Hills Cop: Axel Foley’ no original em inglês), longa de 2024, liberado para assinantes da ‘Netflix’ na última quarta-feira, dia 3 de julho, trazendo toneladas de nostalgia.
A velha e ótima comédia de ação dos anos 80 está de volta com toda a força. Aliás, o próprio diretor Mark Molloy já havia adiantado que a ideia era exatamente essa e foi isso mesmo que ele fez. E com muita qualidade. Valeu muito mesmo esperar por 30 anos para a volta do hilário policial de Detroit, ‘Axel Foley’, vivido pelo sensacional Eddie Murphy.
Na trama, ‘Foley’ vai precisar de muito esforço para ajudar a filha ‘Jane’ (Taylour Paige) e o amigo-irmão ‘Billy Rosewood’, que o ator Judge Reinhold revive mais uma vez brilhantemente. Eles estão sendo ameaçados por uma gangue da pesada.
A trama ainda envolve policiais corruptos e investigações em curso, como a morte de um policial de Beverly Hills, que trabalhava disfarçado entre os criminosos.
Mas é bom?
‘Axel Foley’ (e o ator também) está obviamente mais velho, mais lento, no entanto, por outro lado, continua exatamente o mesmo do último longa, lançado em 1994. Certeza que alguns vão criticar porque não tem nenhuma novidade no roteiro, a não ser o fato do policial mais hilário dos Estados Unidos agora ser pai (acredite: quando escrevi essa frase ainda não tinha lido/assistido a resenha de ninguém, mas, depois, já vi pelo menos dois críticos batendo justamente no fato de não haver grandes novidades no roteiro).
O que, para mim ao menos, é motivo de elogio e não de crítica. Afinal, quem em sã consciência quer algo diferente do que a gente aprendeu a amar nos anos 80 e 90 ???
Está tudo lá em 1h55min de tela: a nostalgia, a comédia, a ação desenfreada, a graça, a magia de personagens extremamente carismáticos, simpáticos e a química da velha ‘gangue’ !!!
Sim, todos retornam: além de Murphy e Reinhold, marcam presença, Paul Reiser como Detetive ‘Jeffrey Friedman’, ex-parceiro de ‘Foley’ no Departamento de Polícia de Detroit (lembra-se da Ferrari em ‘Um Tira da Pesada 2′ ???), John Ashton como ‘Sargento Taggart’ e até mesmo Bronson Pinchot como ‘Serge’, ex-vendedor da galeria de arte (filme 1) e ex-comerciante de armas ‘modernas’ (filme 3).
Vale destacar ainda a trilha sonora maravilhosa, espetacular e tão nostálgica quanto o filme, trazendo de volta um repaginado tema principal e hits como ‘The Hits Is On’ de Glenn Frey, além de algumas músicas modernas e de novos personagens que acrescentam e muito ao longa.
Mandam muito bem o astro Kevin Bacon, que vive o capitão ‘Grant’ e Joseph Gordon-Levitt como o detetive ‘Bobby Abbott’, ex-namorado de Jane (filha de ‘Foley’).
Curiosidades
BOMBA 💣: de acordo com reportagem do site ‘Terra’, Eddie Murphy confirmou que a ‘Netflix’ já começou a trabalhar em ‘Um Tira da Pesada 5’, antes mesmo de ouvir a resposta do público sobre o quarto filme.
Veja algumas das manchetes de críticas nacionais do filme:
– ‘Um Tira da Pesada 4: Axel Foley’ é o MELHOR filme da franquia desde o primeiro – Cinepop;
– Com ‘Um Tira da Pesada 4’, Eddie Murphy resgata o carisma da franquia – Folha de S.Paulo;
– Um Tira da Pesada 4 apela para a nostalgia – e acerta – Omelete.
Outra coisa: em menos de 24 horas o filme alcançou o primeiro lugar entre os mais assistidos na plataforma de streaming (sucesso total !!!). Na ‘Netflix’, caso deseje, você pode ainda reassistir os três primeiros longas da franquia.
Notas*
‘Um Tira da Pesada 4’ estreou no ‘Rotten Tomatoes’ como tomate mediano, com 65% de aprovação dos críticos, mas muito bons 78% de aprovação do público. No exigente ‘Metacritic’, cenário parecido: com Metascore 54 de 100 dos especialistas e nota 6.8 de 10 da audiência.
Já no ‘IMDb’ avaliação das pessoas é regular, com nota 6,7 de 10 e Metascore dos ‘sabidos’ de 55 de 100 dos ‘sabidos’. Finalmente no ‘Google’, avaliação é boa, com 72% dos que votaram, afirmando que gostaram do longa. Minha nota é 10 de 10 (lógico).
* Os números mudam a todo instante conforme novas avaliações são incluídas em cada site. As notas apresentadas aqui são as referentes ao horário em que a coluna foi postada.
Bora lá então ! Pegue a pipoquinha, o refri, aquele docinho, aperte o play na ‘Netflix’ e divirta-se !!! Ótimo filme !!! Espero que você que leu até aqui tenha curtido a dica. Lhe desejo um ótimo programa e um fim de semana maravilhoso. Abração !