Um vídeo onde pode ser ouvida a voz do ex-vereador Jacó Brite (PDT) e começou a circular nas redes sociais tem causado dor de cabeça para a coordenação de campanha do pré-candidato Pedro Poloto (PSD).
No vídeo, onde é possível ver um veículo da prefeitura realizando uma obra de tapa-buracos, um interlocutor pergunta a Jacó se ele será candidato e ele afirma que sim. Na sequência, a pessoa pergunta se Jacó será oposição.
“Meu partido (PDT) se amarrou com o prefeito (Márcio Miguel – PSD) mas eu sou oposição fexrada”, disse Jacó.
Eleito em 2016, Jacó cumpriu mandato de vereador entre 2017 e 2020. Em 2018, votou contra a cassação do ex-prefeito Nelson Montoro. Com ascensão de Márcio ao cargo de prefeito, passou a ser oposição. Neste período, não apresentou nenhum projeto de lei. Ele não conseguiu se reeleger na eleição passada.
Procurado para comentar o vídeo, o presidente do PDT Gilberto dos Santos disse que o assunto será tratado internamente entre ele e o ex-vereador. Gilberto não disse se Jacó sofrerá algum tipo de advertência ou punição.
Um alto cacique do PDT relatou ao MR Notícias que as falas são graves, mas que ele (Jacó) se arrependeu do que disse.
“Olha, eu não gosto de tipo de atitude. Ele e outros filiados sabiam que o partido caminhava para formar uma aliança com o prefeito e tiveram a opção para ir para outro partido e não mudaram”, disse.
Ainda segundo este cacique, Jacó teria dito que armaram para ele dar as declarações. Questionado se o partido poderia negar legenda ao ex-vereador, o dirigente disse que, na pior das hipóteses, sim, mas que seria uma medida extrema.
O MR Notícias apurou que tanto uma parte do grupo que apoia Pedro Poloto, quanto outra parte do PDT está forçando Jacó a fazer um vídeo se retratando.
Procurado para comentar o vídeo, Jacó não respondeu as mensagens e não atendeu as ligações.