VOCÊ TEM medo de falar em público? Saiba que é possível superar este desafio!

A todo o momento comunicamos publicamente de alguma forma: seja numa reunião profissional, familiar, participando de treinamentos, palestras, na apresentação de trabalhos, seminários, monografia.

Veja que é possível superar este desafio!

Se você tem medo de falar em público, fique tranquilo, pois você faz parte da grande maioria da população, sem contar que este é um dos maiores medos que a humanidade possui. Quem nunca teve ansiedade, frio na barriga, suor nas mãos e muito receio ao fazer alguma apresentação em sala de aula, ou no trabalho? Pois bem, é possível superar esta dificuldade!

Assim, gostaria, primeiramente de compartilhar minha própria história: “Eu nunca me dei bem em apresentações, na época do colégio, quando tinha que apresentar um trabalho, decorava tudo o que tinha para falar, e na hora dava ‘branco’ de algumas partes, gaguejava, ficava extremamente nervosa.

Na faculdade não foi diferente, só era mais madura e me preparava melhor, mas ficava, além do extremo nervosismo, grande dificuldade para falar e respirar ao mesmo tempo, minha voz mudava, o medo me paralisava. No mesmo mês que terminei a faculdade entrei no mestrado, não para ministrar aulas, é claro, mas porque amava estudar e pesquisar.

Porém, no mestrado obtive inúmeros desafios: publiquei trabalhos em congressos nacionais e internacionais, ou seja, tive que apresentá-los. Não foi fácil, mesmo! Lembro-me que na apresentação no Congresso Internacional de Equoterapia o medo do público me consumia, a expectativa da aprovação/reprovação me fez não mostrar claramente minha pesquisa inédita e que muito dediquei, apesar de dominar o assunto e ter treinado, mas não adequadamente.

Quando recebi bolsa de estudos tive que realizar um estágio docente. Então, não hesitei em superar meu grande desafio, e tomei a decisão: ‘vou me preparar e ministrar um curso de extensão para os alunos da Faculdade de Psicologia e para alguns profissionais da área que me especializei – a Equoterapia’.

Acreditava que haveria poucos participantes, pois o tema, na época, não era conhecido e a carga horária era extensa (40h). Ao entrar na sala para ministrar o curso, fiquei surpresa, muito feliz e, ao mesmo tempo, muito ansiosa, pois a grande sala estava lotada. Pensei: ‘E agora? O que farei?’

Tinha uma grande aliada: a paixão pelo tema e por aquilo que fazia! Foi assim, que comecei. Ao longo do curso, fiquei mais solta, controlei minha ansiedade, minha respiração, me permiti mostrar o que sabia e o que era mais apaixonante: podia, com minhas palavras, ajudar várias pessoas!

A partir daí foi um pulo para minha atuação na área docente! Fiz e ainda faço cursos para me aperfeiçoar na área, transformei o meu ponto mais fraco em meu maior bem e hoje falo com tranquilidade, serenidade e muito entusiasmo! A cada dia busco me aprimorar e desenvolver mais.

É importante ressaltar, portanto, alguns pontos para uma comunicação mais eficaz:

  1. Entenda qual o seu objetivo em falar, ou seja, o que você pretende na comunicação: instruir, informar, entreter, convencer, animar, etc.
  2. Prepare-se! Estude, seja o melhor no assunto que deseja se comunicar. Conheça profundamente o que pretende fazer, isso trará mais segurança e conforto.
  3. Treine, pratique sempre! Não deixe a oportunidade escapar. Segundo Carnegie: “ninguém pode aprender a falar em público, sem falar em público, do mesmo modo que ninguém pode aprender a nadar sem entrar na água”. Assim, treine e pratique para si mesmo, para sua família, amigos, em reuniões de negócios ou de setor, entre outros.
  4. Pense positivamente! Não crie inimigos mentais que prejudicam e inibem sua comunicação. Lembre-se: somos aquilo que pensamos e acreditamos ser. Se pensar nas pessoas de forma negativa, com vergonha, raiva, tristeza, rancor, inveja, comportará da forma como acredita que elas sejam e, consequentemente, as chances das pessoas pensarem isso de mim serão grandes. Portanto, pense de forma otimista, exemplo: “Desejo ao público (cliente, plateia, funcionários, líderes, alunos, etc.) luz, harmonia, equilíbrio, grande prosperidade e sucesso”.
  5. Seja persistente e determinado. Tenha foco, supere este medo, pois falar em público é um medo desconhecido, e ele só é superado se não for mais desconhecido. Saia de sua zono de conforto e não crie justificativas racionalizadas, ou seja, mecanismo de autosabotamento.
  6. Busque causar boa impressão e impacto positivo. Cuidado com a aparência, expressões, postura corporais negativas (exemplo: franzir a testa, coluna inclinada para trás, mãos cruzadas, etc.) e entonação de voz. Fale com animação e entusiasmo, isso ajudará a você se concentrar melhor.
  7. Seja ético, sincero e humilde, assim, as pessoas terão mais confiança em você e irão ouvi-lo (escuta ativa).
  8. Ao falar, dê exemplos, gesticule, conte uma história ou situação que demonstre mais claramente aquilo que pretende falar.
  9. Aprimore-se sempre! Busque opinião de seus amigos, familiares, funcionários, aceite elogios e críticas, pois elas são importantes para o seu crescimento.

Busque e aceite a oportunidade para se comunicar melhor, assim, será mais realizado, obterá mais autoconfiança, elevará seu QE (Quoeficiente emocional), além de melhorar a impressão e causar impacto positivo nas pessoas as quais relaciona.

Sobre a Autora
Juliana Ferrari – Psicóloga, Consultora em Gestão de Pessoas e desenvolvimento de carreira.
@julianaferraripsi

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