X-Men 97 na Coluna Cinemaníacos desta semana; leia crítica de Rafael Rossi

Opa e aí amigo (a) do MR Notícias beleza ? Tomara que tudo bem ! Demorô para mais uma dica de série ??? Antes de mais nada, bom dia, boa tarde, boa noite… Boa madrugada (?) !

Na coluna ‘Cinemaníaco’ desta semana, falo de uma animação recente que já se tornou (rapidamente) a maior sensação mundial, com muita nostalgia, ação, aventura, audiência maciça, avaliações espetaculares tanto da crítica especializada como de nerds, fãs da Marvel e também os espectadores ‘comuns’.

Assisti a primeira temporada de ‘X-Men 97’, lançada em 2024 (1º episódio liberado em 20 de março) e disponível no ‘Disney+’. O seriado continua exatamente de onde terminou a original em 1997 e mantém toda a essência, a não ser com alguns traços modernizados.

Os X-Men tem que se virar com a ‘morte’ do ‘professor X’ e seguir na luta pelos direitos dos mutantes e contra preconceito e violência que sofrem da sociedade. Apesar da internet estar lotada de spoilers, vou evitar detalhes das aventuras que um dos grupos mais famosos dos quadrinhos vão percorrer para não estragar a experiência de você que ainda não viu nada.

Primeiramente, vale ressaltar que os produtores se preocuparam em fazer com que a série se auto-explique, ou seja, é possível entender normalmente o que se passa, mesmo se não tiver assistido as temporadas anteriores (lançadas entre 1992 e 1997).

Outra preocupação de quem realizou a obra foi não dar destaque demais para este ou aquele personagem. Portanto, mesmo com algum protagonismo para Ciclope, Vampira e Magneto, nada que deixe alguém muito atrás.

Mas é boa?

Roteiro praticamente impecável, muita qualidade na animação, personagens muito mais bem aproveitados e cada detalhe claramente realizados pensando nos fãs, tanto dos quadrinhos como aqueles que viram apenas obras do estúdio na TV ou cinema. Isso sem contar o grande tema da equipe, conforme mencionado antes, segue: a luta pelas minorias e contra o preconceito seguem muito fortes na animação.

Algumas sagas das revistas foram espetacularmente retratadas nos dez episódios disponíveis, com direito a tragédia, sangue, mortes, grandes lutas e muita ação. De arrepiar mesmo, com pouquíssimos defeitos (que não vou citar, pois seriam spoilers). Valeu muito a pena, até para quem não é fã ou não assistiu a série antiga. Então a resposta é sim. É muito boa. Ótima na verdade !!!

Notas

No ‘Rotten Tomatoes’ o filme é tomate lindo para tanto especialistas, já que impressionantes 98% deles aprovaram, quanto para o público, com 94% aprovando. No ‘Metacritic’ o cenário cai pouquíssimo: Metascore 82 de 100 dos críticos e nota 7.8 de 10 da audiência.

No ‘IMDb’ a linha é a mesma: 9 de 10 das pessoas e ainda não tem Metascore dos ‘sabidos’, apenas oito avaliações individuais. Finalmente no ‘Google’, mais uma avaliação sensacional, com 92% dos que votaram, afirmando que gostaram da série. Minha nota é 9,5 de 10.

Bora lá então ! Pegue a pipoquinha, o refri, aquele docinho, aperte o play no ‘Disney+’ e divirta-se !!! Ótima maratona !!! Espero que você que leu até aqui tenha curtido a dica. Lhe desejo um ótimo seriado e um fim de semana maravilhoso. Abração !

Rafael Rossi Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *