RADAR: RODEIO poderá acontecer em novembro; prefeito está pressionado, dizem políticos

O prefeito Márcio Miguel (PSD) esteve na última quarta-feira (24), na Rádio Cidade FM, para comunicar que poderá demitir diretores de escola caso a Câmara não aprove a proposta que cria cargos de diretores de escola, contratados após concurso público, após recomendação do Ministério Público.

Na entrevista, o prefeito pediu desculpas pelo tom que usou na entrevista anterior, quando atacou vereadores e servidores públicos. Mas o estrago já estava feito. Servidores e os vereadores citados na entrevista e em postagem compartilhada por ele em seus perfis nas redes sociais, levaram as ofensas ao conhecimento do Ministério Público pedindo punições. O caso, se não for arquivado, tem tudo para se estender para depois do término do seu mandato.

Pressionado I
Para um vereador da base, as declarações fora do tom demonstraram que a pressão do cargo bateu a porta do prefeito. Questionado se elas seriam normais, ele disse que sim, mas não justificam as declarações. São pressões para fechar contas, realizar festas, manter a cidade limpa e funcionando. Quem também fez a mesma avaliação de que Márcio está pressionado no cargo foi um candidato à prefeitura de eleições passadas.

Pressionado II
E como tudo passa pelas suas mãos, e com duas dezenas de assessores, ele quer conferir todos os detalhes para não ser surpreendido.

Márcio disse na semana passada que se a Câmara não aprovar os cargos, a prefeitura perderia recursos do Fundeb. Uma ex-assessora de educação disse ao MR Notícias que, na visão dela, a secretaria Estadual de Educação não fecharia escolas.

“Não pode perder o dinheiro do FUNDEB pois esse recurso já faz parte do orçamento da União e já está direcionado para as escolas. Fechar escolas também não pode, estariam prejudicando a aprendizagem dos alunos. Porque esta sangria desesperada para fazer concurso? Este é o meu ponto de vista.  Tudo tem um prazo para fazer. A Secretaria da Educação jamais fecharia as escolas de um município”, disse.

Em São Paulo
No dia que o prefeito dava entrevista para comunicar as possíveis demissões, o assessor e pré-candidato à prefeitura Pedro Polotto participava de uma feira de educação na cidade de São Paulo e tirou fotos com secretário de educação do Estado Renato Feder.

Eleições
No meio político, o anúncio de que o grupo do Prefeito terá como candidatos (a serem definidos prefeito e vice) foi bem comentado. Com a divulgação da foto, em que Valmir Salvioni (PODEMOS) aparece na posição de prefeito e Pedro Polotto (PSD) de vice, fez muita gente cravar que esta é a formação definitiva da chapa.

A imagem que fala, só que não
O fato de Márcio aparecer na foto diz muito. Segundo alguns observadores da política, o nome de Pedro Polotto foi uma a indicação do prefeito e estas mesmas fontes afirmam que a ordem desta chapa deverá ser Pedro Polotto (uma aposta do prefeito) como candidato a prefeito e Valmir de vice.A não ser que as pesquisas que o grupo pretende contratam digam o contrário.

Não me convidaram
Observadores da política local sentiram falta de Renata Sant’Anna na reunião que selou os candidatos do grupo do prefeito. Ela, que é filiada no União Brasil, dos vereadores Hélio Polotto e Donaldo Paiola, não foi convidada para a reunião. Em conversa com a coluna, Renata disse (também aos grupos) que não quer mais se envolver com política, mas que irá apoiar a posição do grupo.

LDO
O prefeito enviou nesta semana a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2025. São diretrizes básicas para o orçamento do próximo prefeito. A previsão é que o orçamento fique em torno de R$ 131 milhões.

Rodeio
O Clube dos 22 fez nesta semana uma enquete em suas redes sociais pedindo que seus seguidores opinassem sobre duas possíveis novas datas da festa: outubro ou novembro. A primeira opção é maioria.

Rodeio em novembro
A enquete não foi em vão. Segundo Romulo Cury, surgiu a possibilidade de se realizar o rodeio no final do ano, com a etapa semifinal do campeonato da Ekip Rozeta. A diferença é que se a festa for realizada, será paga, como no passado, que a pedido de parte da população, passou a ser de portões abertos, no início com um dia, depois dois e nas últimas edições, quatro dias (três dias em 2023).

E a prefeitura?
Romulo adiantou que ainda não conversou com o prefeito para ter a prefeitura como parceira do evento. Se a festa sair mesmo do campo das possiblidades, deverá ser no início de novembro, antes da final da Ekip Rozeta, que acontecerá no final de semana de 15 de novembro, na cidade de Joaquim Távora (PR).

Rozetaram
Integrantes do Clube dos 22 aproveitaram uma reportagem de TV que mostrava a movimentação do comércio de Mirassol com rodeio para darem uma cutucada nos vereadores que votaram contra o projeto do prefeito para abrir créditos para as festas.

Faturando
Teve também pré-candidato a vereador aproveitando o momento para apoiar a realização da festa e tentar faturar eleitoralmente com àqueles que apoiam o rodeio

Estão de olho
Diante da divulgação da possível data, já tem vereadores de olho na movimentação e preparando discursos inflamados para a sessão desta terça-feira (30).

Dependência menor
Uma fonte palaciana informou que o prefeito quer depender menos da Câmara até o final do ano e só enviará projetos que não sejam polêmicos para abertura de créditos e que vai economizar os decretos para remanejamento do orçamento para fechar suas contas antes de passar a chave da prefeitura para próximo prefeito.

Em caixa
Falando nisso, na mesma entrevista Márcio disse que a folha de pagamento hoje está em 41% do orçamento e que vai deixar dinheiro em caixa para o próximo prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *